"O Dia Nacional da Leitura é 12 de outubro. Ele começou a ser celebrado a partir de 2009, após o governo sancionar a Lei número 11.899, que institui essa data comemorativa. O objetivo dessa lei é propiciar o incentivo à leitura, de forma a inspirar escolas, bibliotecas e editoras a lançar ações e projetos em comemoração a esse dia."
Origem do Dia Nacional da Leitura
O Dia Nacional da Leitura teve origem com a Lei número 11.899, de 8 de janeiro de 2009. Essa lei instituiu o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. Assim, foi escolhido o dia 12 de outubro para essa comemoração.
Qual o objetivo do Dia Nacional da Leitura?
A existência do Dia Nacional da Leitura tem como objetivo celebrar a leitura e, assim, estimular ações em prol dela. Nesse dia, e na semana em que ele ocorre, instituições de ensino, bibliotecas e editoras têm a chance de colocar em prática ações de incentivo à leitura, principalmente a literária. É também uma oportunidade para que profissionais da área possam dialogar e compartilhar experiências positivas a respeito.
Importância da leitura
A leitura exige da leitora e do leitor disponibilidade de tempo e concentração. É preciso parar para ler. Há aqueles que leem em ônibus, na praça, enquanto esperam um amigo em um restaurante. Outros só conseguem ler em casa, isoladamente, em um lugar silencioso. Isso porque cada um de nós tem suas próprias regras de concentração.
O hábito da leitura desenvolve a concentração, ou seja, a capacidade de se fixar em certa atividade. Essa capacidade de concentração nos permite realizar determinada ação de forma mais eficaz. Por isso, aquele ou aquela que lê, normalmente, é mais competente ao realizar tarefas do dia a dia ou mesmo ações mais complexas.
Outra consequência importante da leitura é o desenvolvimento do senso crítico. Afinal, leitoras e leitores acabam tendo acesso a variadas ideias nos livros que cruzam seus caminhos. Isso lhes dá uma percepção mais ampla da realidade, já que não ficam restritos(as) ao seu contexto de vivência. Assim, se tornam menos alienados(as).
Outra coisa importante é que a leitura desenvolve nosso raciocínio, isto é, faz com que saibamos relacionar fatos e ideias para chegar a determinada conclusão ou para atingir determinado objetivo. Sem falar, é claro, que amplia nosso poder imaginativo. E sem imaginação, não há evolução.
Mas tudo isso vai depender também das escolhas feitas por leitores e leitoras. Quem lê apenas obras de entretenimento pode não desenvolver o senso crítico e, então, ficar alienado. O entretenimento tem o seu lugar, mas obras mais críticas são essenciais para que nos tornemos bons leitores, não só de livros, mas de pessoas e situações."
Nenhum comentário:
Postar um comentário