sexta-feira, 10 de maio de 2024

Dia Internacional da Enfermagem

 


Em 12 de maio de 1820, nasce Florence Nightingale, na cidade de Florença, na Itália.

Com uma educação abastada, falava diversos idiomas e estudou matemática, história e filosofia, dentre outras áreas, mas sua verdadeira paixão era ajudar pessoas doentes, aliviando suas dores e sofrimentos.

Após formar-se na Alemanha, onde aprendeu os primeiros passos na Enfermagem, transferiu-se para Londres, onde passou a trabalhar como superintendente de um hospital de caridade. Em 1854 , quando a Inglaterra e a França eram aliados da Turquia na guerra da Criméia contra a Rússia, Florence foi convidada a integrar o corpo de enfermagem britânico como enfermeira–chefe do exército. Lá, constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande número de soldados hospitalizados. Desenvolveu então um plano de trabalho de assistência aos feridos e de organização da infraestrutura hospitalar que a tornou reconhecida em toda a frente de batalha.

Sob sua administração, a taxa de mortalidade dos feridos, que era de 43% foi reduzida para apenas  2%. Foi apelidada pelos soldados de a “Dama da Lâmpada”, pois de lanterna na mão, Florence percorria as enfermarias atendendo aos doentes durante a noite.

Pelo seu excelente trabalho na Criméia, recebeu um prêmio do governo inglês e trabalhou pela reforma do sistema militar de saúde. Em 1860, fundou a escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas em Londres, que serviu de modelo para as demais escolas de Enfermagem. A Cruz Vermelha Internacional foi criada inspirada no exemplo de vida e generosidade de Florence, em 1864.

Florence só deixou de trabalhar a serviço da vida quando ficou completamente cega, em 1901. Faleceu em Londres, aos noventa anos de idade.

A profissão da Enfermagem ilumina a vida das pessoas com a compaixão, o cuidado e respeito pelo próximo.

São nossos Técnicos de Enfermagem e  Enfermeiros do Trabalho, que atuam diariamente nos cuidados aos nossos clientes, que hoje carregam esta lâmpada por onde passam, cumprindo com respeito e ética a profissão que escolheram exercer com amor.

A todos os profissionais de Enfermagem, recebam o nosso sincero reconhecimento e agradecimento!

Nenhum comentário: