segunda-feira, 15 de abril de 2024

Dia Nacional da Conservação do Solo

 Anualmente, é comemorado no dia 15 de abril, o Dia Nacional da Conservação do Solo, data criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da utilização correta do solo, uma vez que é o recurso natural mais importante para manutenção da nossa vida na Terra, pois é o responsável pela produção de alimentos.


Dentre os problemas ambientais causados pelo uso inadequado do solo, a erosão está entre os mais preocupantes, pois pode levar a perdas de solo e de sua capacidade produtiva, fazer o aporte de sedimentos nos rios, causando assoreamento e contaminação dos recursos hídricos e levar a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada à questões ambientais, sociais e econômicas.

A conservação do solo é um conjunto de práticas que contribuem com processos que podem realizar o controle de doenças e favorecer os ciclos biológicos do solo. Além disso, proporciona uma série de benefícios econômicos, ambientais e sociais, auxiliando na reestruturação do solo com agregados, disponibilizando matéria orgânica e dessa forma, incrementando fertilidade do solo.



Nenhum comentário: