sexta-feira, 13 de maio de 2022

autismo


 “Autistas não gostam de barulho”, “não olham nos olhos”, “não se interessam por outras pessoas”. Essa é uma visão equivocada sobre o autismo, que pressupõe que todos possuem as mesmas manifestações. Essas características podem estar presentes em muitas pessoas autistas, mas não em todas.

.
🔸 Uma pessoa autista apresenta déficits nos aspectos da comunicação social e interação social, e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Todos os autistas têm dificuldades nesses aspectos, porém, a forma como isso se manifesta varia de indivíduo para indivíduo. Assim, alguns se incomodam com barulho, e outros, não.
.
🔹 Além disso, é um transtorno que se manifesta em espectro, com diferentes níveis de necessidades, por isso Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma mesma manifestação pode se apresentar em intensidades diferentes, por exemplo, a fala pode estar mais comprometida, estando ausente em alguns casos, ou estar presente e fluente em outros, porém com dificuldades na comunicação social.
.
🔸 As manifestações do autismo são diferentes em cada pessoa, e, se somarmos a isso fatores como cultura, educação, relação com a família, comorbidades, interesses particulares etc., as diferenças se amplificam ainda mais. Portanto, jamais use um autista como parâmetro para outro, cada pessoa performa de modo diferente na vida. Jamais diga que um autista "leve" não parece autista, as dificuldades podem parecer sutis para quem está de fora, mas são intensas para quem as vive. Reforce o que houver de positivo, aceite o que não for prejudicial e busque melhorar aquilo que traz prejuízos, todos somos capazes de progredir.
.
🎯 Outras pessoas podem se beneficiar dessas informações, ajude a espalhar esse conhecimento, compartilhe!
.
Texto por: Cristiano (autista). 

Nenhum comentário: