quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Palestra sobre a “ Redução da Maioridade Penal e seus efeitos na sociedade Atual”




No dia 23 de setembro aconteceu no auditório da FACET, uma palestra organizada pelos alunos do 8º período do Curso de Direito cujo tema  foi “A redução da maioridade penal e seus efeitos na sociedade atual”, assunto polêmico e atual, para ser discutido por toda a sociedade. O debate foi mediado pelo professor Arthur Benvindo que fez uma explanação  ampla sobre o assunto. Atuaram como debatedores a professora Camila Leite, que em sua fala foi  a favor da redução da maioridade e expôs argumentos muito claros, com dados concretos.
   


 Do outro lado, contra a redução da maioridade, tivemos o professor Carlos Eduardo, que argumentou também de forma espetacular, defendendo que, mesmo que haja a redução da maioridade penal, os crimes cometidos pelos menores não irão diminuir, pois é uma questão social, uma vez que o nosso sistema não tem como ressocializar, pois quem iria pagar esta conta, seria o ECA. Segundo ele tudo é muito bonito no papel, mas infelizmente não é cumprido, pois como os menores infratores sabem que não serão punidos, acham que podem fazer tudo. Tanto a professora Camila quanto o professor Carlos Eduardo falaram dos “mortos vivos”, pessoas que são invisíveis para a sociedade, que vivem marginalizados, pelas calçadas sem direito a nada.
Para fechar a palestra, o prof Admaldo Cesário propôs uma terceira opção: a de criar Instituições que teriam como função oferecer aos menores uma oportunidade, e ao Estado caberia à função de fiscalizar.
Participantes e organizadores estão de parabéns.

Nenhum comentário: