terça-feira, 21 de julho de 2009

Software Musibraille - Programa que transcreve partituras musicais


"Software Musibraille
Programa que transcreve partituras musicais foilançado em 8/07/2009, em BrasíliaPrimeiro programa para computador em língua portuguesa que faz a transcriçãode partituras para a Linguagem Braille, foi desenvolvido com o apoio da LeiFederal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobrás. A cerimônia deapresentação e disponibilizaçã o para o público contou com a presença dosecretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura,Américo Córdula.
O projeto foi criado pela coordenadora do Curso de Musicografia Braille daEscola de Música de Brasília (EMB), Dolores Tomé, e pelo professor AntônioBorges, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio deJaneiro (UFRJ).Para divulgar o Software Musibraille serão realizadas oficinas decapacitação em cinco capitais brasileiras, sendo uma de cada regiãogeográfica do país.
O treinamento começa em Brasília, de 8 a 10 de julho esegue para Recife (4 a 7 de agosto), Belém (2 a 5 de setembro), Rio deJaneiro (6 a 9 de outubro) e termina em Porto Alegre, de 10 a 13 denovembro.Durante os encontros, também serão distribuídos o livro em tinta para osprofessores e o caderno de exercício em Linguagem Braille para o professoraplicar ao aluno deficiente ou vice-versa.
O programa ainda serádisponibilizado, gratuitamente, por meio da página eletrônicaintervox.nce. ufrj.br/musibrai lle, na qual professores, alunos portadores dadeficiência e o público em geral poderão fazer o download."[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

Nenhum comentário: