sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

GEDOCIN - CURSO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E CLASSIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES

GEDOCIN - CURSO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E CLASSIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Área: ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS E QUALIDADE


APRESENTAÇÃO
A informação sempre se constituirá em um dos mais importantes fatores para a adequada condução de qualquer atividade. Todo órgão produz e acumula documentos, que registram atividades no exercício das suas competências e funções. O problema encontra-se no acesso a essa documentação, fazê-la chegar, em tempo e hora, aos locais onde é necessária, de modo a possibilitar corretas tomadas de decisão, é uma necessidade permanente e se constitui no maior desfio de qualquer sistema de gestão de documentos.

OBJETIVO
-Disseminar conhecimentos adequados para gestão da informação em órgãos e empresas públicas e privadas, - Atualizar e qualificar os profissionais para atuarem eficientemente em arquivos; -Orientar nos aspectos fundamentais da classificação, com destaque para a identificação dos tipos documentais e a compreensão do seu contexto de produção; -Apresentar os instrumentos básicos da gestão de documentos.

PÚBLICO DE INTERESSEProfissionais que atuam em arquivos, ou desenvolvam atividades arquivísticas em empresas públicas ou privadas e demais interessados no tema.

Programa:

1. Legislação Arquivística
- Política Nacional de arquivos públicos e privados; - Arquivo Nacional e Conselho Nacional de Arquivos: papéis e funções.

2. Gestão de documentos
- Conceituação arquivística;
- Classificação e análise documental:O contexto da produção de documentos(Organicidade, Funções atividades-fim e atividades-meio); Planos de classificação: importância, constituição e aplicação prática; Modelos de instrumentos de descrição e pesquisa;Classificação nos arquivos correntes;Classificação nos arquivos permanentes;
- Avaliação de Documentos: Definição e objetivos da avaliação; Ciclo de vida dos documentos; Fundamentos legais da avaliação ( Análise da produção documental, Identificação dos tipos documentais gerados pelas atividades, Conhecimento do fluxo documental, da freqüência de consulta, dos locais e prazos de guarda, Tabelas de temporalidade: definição e conteúdo,
Identificação dos valores dos documentos: administrativo, legal, fiscal,
- Definição dos prazos de guarda dos documentos: vigência, prescrição e precaução: Procedimentos para aplicação da tabela de seleção
- Comissão de Avaliação de Documentos (CPAD)
- Elaboração de instrumentos de trabalho e de controle da transferência e do recolhimento; - Empréstimo de Documentos; - Conservação e restauração de documentos; - Documentos de arquivos eletrônicos: sistema, preservação e disponibilização.

3. Classificação de informações e de sistemas de informação- Abordagem da nbr isso/iec 17799; - Objetivos da classificação de informações; - Critérios para classificação da informação; - Elaboração do plano de classificação:Metodologia, Divisão de tarefas e responsabilidade; Identificação de usuários donos; Mapeamento de processos;
Levantamento da produção documental.
- Fundamentos e tratamento da informação classificada



Data: 14/12/2011 a 16/12/2011
Horário: 08h30 às 17h30
Carga Horária: 24 horas
Inscrição: R$ 2.317,00 e para órgão cliente ESAD, R$ 1.970,00.
Cidade: BRASILIA
Endereço: ESAD - DF - Pátio Brasil Shopping - Torre A – Tel: (61) 3321-6940
Bairro: Asa Sul
Itens inclusos: Material Didático completo, coffee-breaks, almoços e Certificado de Participação.

FAÇA JÀ SUA INSCRIÇÃO - CLIQUE AQUI
Informações e reservas
Telefax (21) 3152-8231
site: www.esadcursos.com.br
e-mail: esad@esadcursos.com.br

UFPB oferece 1.561 vagas para o Sisu em 2012


A seleção será feita de acordo com o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2011, cujas provas aconteceram nos dias 22 e 23 de outubro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai oferecer 1.561 vagas em 117 cursos para ingresso no 1º período de 2012. As oportunidades serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte.

Segundo o MEC, a seleção para as 1.561 vagas dos 117 cursos da UFPB será feita de acordo com o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2011, cujas provas aconteceram nos dias 22 e 23 de outubro, com o resultado divulgado no dia 21 deste mês.

As notas podem ser consultadas individualmente no site do Enem. Para consultar o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema. Em se tratando de Paraíba, a UFPB é a campeã de ofertas de vaga no Sisu em 2012.

As inscrições para o processo de seleção das vagas da UFPB e de outras instituições começarão no dia 7 de janeiro e se estenderão até o dia 12 do mesmo mês. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os alunos aprovados devem comparecer nos dias 19 e 20, na Coordenação de Escolaridade (Codesc) situada no prédio da Reitoria para fazer o cadastramento de matrícula.

Por outro lado, o MEC esclarece que no sistema o candidato deve escolher duas opções de cursos, indicando a sua prioridade. O aluno que foi selecionado para a sua primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem classificados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para o dia 26 de janeiro, com matrículas nos dias 19 e 20. Caso haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes.

Outras informações e esclarecimentos sobre as notas podem ser consultadas no site do Enem. Para consultar o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema.

Na UFPB as informações sobre o processo seletivo do Sisu podem ser obtidas no edital 28 da Pró-Reitoria de Graduação no endereço eletrônico http://www.prg.ufpb.br/edital/EditalPRGSiSuUFPB2012.pdf  ou no telefone (83) 3216-7137.


Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Jornal do Commercio seleciona estagiários de Economia e Administração

Jornal do Commercio seleciona estagiários de Economia e Administração

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação está selecionando até o dia 23 estudantes dos cursos de Economia e administração para estagiar na área de compras da empresa. Os interessados devem cadastrar os currículos no banco de talentos do site do SJCC.



Os candidatos devem ter domínio do pacote Office, além de disponibilidade para estagiar seis horas no turno da manhã por um período mínimo de um ano. Ao realizar o cadastro, o estudante deve especificar “suprimentos” como áreas de interesse e o cargo como “estagiário”.



Mais informações

Recursos Humanos – SJCC

(81) 3413.6517

www.bancodetalentos.jc.com.br/autenticacao.php



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Parabéns ao Curso de Pedagogia

  Parabenizo a Coordenação de Pedagogia por mais uma Semana Pedagogica, a intergração de todos alunos, os temas relevantes que forma tratados.

Parabéns a FACULDADE DE TIMBAÚBA

   Parabenizo a Faculdade de Timbaúba por ter ficado entre as 100 (cem) melhores Instituição de Ensino do Brasil, a toda Direção pelo apoio, aso funcionários e principalmente aos alunos, que fazem da FACET/FAEST  a melhor.

Parabéns a Curso de Direito pela I Semana Juridica

   Parabéns a Faculdade de Timbaúba pella realização da I Semana Jurídica foi um momento impar para todos que participaram das Palestra, oficinas e do Lançamento do Livro dos professores Luismar e Manoel Matusalém além do livro de nosso estimada professora Mariana foi memoravel.  As fotos estão disponiveis na pagina da Faculdade no Facebook no endereço http://www.facebook.com/FacetFaest.

Parabéns ao Curso de Administração

                  Parabéns aos alunos da Disciplina de Empreendedoris do Curso de Administração da Faculdade de Timbaúba,  pela realização da II Feira do Empreendedor, realizada no dia 22 de novembro de 2011. Um interação com os colegas e demais alunos. As fotos ja estão no Facebok da Faculdade enter e de uma olhada .http://www.facebook.com/FacetFaest

Cursos Gratuitos sobre direitos autorais e patentes

A Fundação Getulio Vargas está oferecendo os seguintes cursos:
1) Direito Autoral, dos profs. Sérgio Branco e Pedro Paranaguá:
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitosFormulario.aspx?id_curso=OCWDSEA

2) Patentes, da advogada Renata Reis e do prof. Pedro Paranaguá:http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitosFormulario.aspx?id_curso=OCWPBLE
Esses cursos são indicados para interessados que não possuem formação jurídica.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Feira do Empreendedor da Faculdade de Timbaúba

No dia 22 de novembro de 2011, acontecerá a Feira do Empreendedor  em breve estaremos divulgando local e hora

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Lançamento do Livro " Sindrome da Pós Modernidade - Pensando o nosso tempo"

Na semana Juridica da Faculdade de Timbaúba será lançado o  livro "Sindrome da Pós Modernidade - Pensando o nosso tempo" organizado pelos professores da instituição LUISMAR DÁLIA FILHO e MANOEL MATUSA, no dia 10 de novembro de 2011 as 20:00hs

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PARABÉNS A FACULDADE DE TIMBAÚBA

Parabéns a FACULDADE DE TIMBAÚBA

A Faculdade de Timbaúba completou no dia 01 de outubro de 2011, 14 (quartoze) ano de sucesso, ela é uma instituição que vem desenvolvendo, desde sua instalação, o papel de auxiliar no crescimento e desenvolvimento de nossa região, através da formação de profissionais habilitados a desempenhar funções de direção, controle, planejamento e auxílio das organizações, sempre pautados em fortes princípios éticos e respeitando a individualidade do cidadão. A construção do conhecimento se faz no dia-a-dia, onde a prãtica e a teoria convivem e se complementam. E foi pensando assim, que reunimos de diversas localidades e colocamos à disposição de nossos alunos, professores e profissionais altamente qualificados e comprometidos com o processo de ensino–aprendizado.
Conscientes do mundo globalizado em que vivemos, não pouparemos esforços na direção de ensino eficiente, pautado no espírito de seriedade, zelo, ética e dedicação, valores que norteiam nosso trabalho educacional. Estabelecer metas de ensino e aprendizagem onde a qualidade é fundamental e preparar adequadamente as pessoas para o mercado de trabalho, é nosso maior objetivo.
Tendo como missão oferecer educação de qualidade com seriedade, competência, consciência e dedicação ao ensino, firmando compromisso com a sociedade, através da formação de cidadãos éticos e dinâmicos, com visão holística proativa, capazes de atuar no processo de melhoria da qualidade de vida da comunidade onde está inserida e da sociedade brasileira como um todo. É por este motivo que parabenizamos todos que fazem parte desta grande família que a FACULDADE DE TIMBAÚBA.
Na direção da Faculdade temos o srº Luiz, D. Lúcia, Erico e Alex


Como Diretor Acadêmico temos o srº. Osvaldo e como coordenadores temos Cecília, Joaquim, Martyna e Gutemberg.

 
 
Na secretaria temos D. Celma, Aurneide, Ana Patricia, Tonynho



Bibliotecas têm a bibliotecária Patricia e as funcionarias  Mª da Graça, Euzira, Josy, Suzi e Gessyka

      

Já no setor de Informática tem Omar e Flavio




Na Tesouraria tem D. Niralda e Mayra


Temos como Ouvidora Zélia

Secretarias Michelly e Juliana

Já no protocolo Toni Cesar

No setor de Recurso Humanos Iara, Jefferson Sóstenes e Regirleide
Já como secretaria dos cursos temos Gláucia, Rochelly e Ana Regina
O senhor Felix
 


Como eletricista Sergio



No setor de limpeza temos como responsável Mª de Fátima, Joelma, Edgar, Jeane e  Joel



E como motorista tem o senhor Erminio.

III Colóquio Internacional Educação e Visualidades: incômodos

PROGRAMAÇÃO: III COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E VISUALIDADE

PROGRAMAÇÃO
III COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E VISUALIDADE – AUDITÓRIO 412 – CCHLA/UFPB – JOÃO PESSOA/PB
LOCAL - AUDITÓRIO 412 – CCHLA/UFPB – JOÃO PESSOA/PB
Dia 01/12 - Quinta-feira - Manhã
08h: Inscrições
8h30 – APRESENTAÇÃO CULTURAL e MESA DE ABERTURA – Coordenadores do Evento e autoridades da UFPB
Mediadora – Profa. Dra. Renata Wilner (UFPE)
9h30 – Palestra/tema: INCÔMODOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E VISUALIDADES pelo prof. Dr. Fernando Herraiz (Universidad de Barcelona)
10h10 – Discussão
10h25 - Intervalo
10h40 – Tema: COTIDIANOS
Mediação: Profa. Dra. Maria Betânia e Silva (UFPE)
10h45 – Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)
11h05 – Prof. Dr. Aldo Victorio (UERJ)
11h25 – Discussão
11h40 – LANÇAMENTO DO LIVRO EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL: CONCEITOS E CONTEXTOS (Raimundo Martins e Irene Tourinho, Orgs.); I-MUNDO DA CULTURA VISUAL – do Prof. Dr. Belidson Dias e ENSINO DO DESENHO: do artífice/artista ao desenhista auto-expressivo – do prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento
12h00 - Término dos trabalhos
Dia 01/12 - Quinta-feira - Tarde
14h - Tema: IMPLICAÇÕES DE DISTINTAS COMPREENSÕES DE CULTURA VISUAL
Mediação: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)
14h05 – Profa. Dra. Rosana Andréa Costa de Castro (UNB)
14h30 – Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG)
14h50 – Discussão
15h05 - Tema: COLONIALIDADES
Mediação: Prof. Dr. João de Lima Gomes (UFPB)
15h10 – Profa. Dra. Lêda Guimarães (UFG)
15h30 – Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB)
15h50 – Discussão
16h05 – intervalo
17h10 - RELAÇÕES ENTRE TEMA, PERGUNTAS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS EM PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES
Mediador – Prof. Dra Annelsina Trigueiro – Neta (UFPB)
17h10 – Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)
17h30 – Ms. Aline Nunes da Rosa (UFG)
17h50 – Ms. Cristian Poletti Mossi (UFSM)
18h20 – Discussão
18h30 - TÉRMINO DOS TRABALHOS
Dia 02/12 - Sexta-Feira - Manhã
8h – APRESENTAÇÃO CULTURAL
Mediação: Profa. Dra. Lívia Marques (UFPB)
8h20 - Palestra: INCÔMODOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E VISUALIDADES pelo prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR)
9h – Discussão
9h15 PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE I
Mediação: Profa. Dra. Renata Wilner (UFPE)
9h20 Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB) – Debatedor Prof. Dr. Aldo Filho (UERJ).
9h40 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Aldo Filho (UERJ) – Debatedor prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (UFPB)
10h Pesquisa executada pelo Prof. Dr. Gonzalo Vicci (UDELAR) – debatedor Prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB)
10h20 – Discussão das pesquisas com os debatedores e com o público
10h40 - intervalo
10H55 – PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE 2
Mediação: Prof. Dr. Carlos Newton (UFPE)
11h – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra Irene Tourinho (UFG) – Debatedor Ms. Cristian Poletti Mossi (UFSM).
11h20 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra. Alice Martins (UFG) – Debatedor Prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR)
11h40 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Fernando Miranda (UDELAR) – Debatedora Profa. Dra. Alice Martins (UFG)
12h – Discussão com os debatedores e com o público
12h20 – Término dos trabalhos´
Dia 02/12 - Sexta-Feira - Tarde
14h PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO E VISUALIDADES – PARTE 3
Mediação: Prof. Dr. Carlos Newton Jr. (UFPE)
14h05 Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Erinaldo Alves (UFPB). Debatedora: Profa. Dra. Irene Tourinho (UFG)
14h25 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pela Profa. Dra Lêda Guimarães (UFG) – Debatedor – Prof. Dr Gonzalo Vicci (UDELAR)
14h45 – Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof. Dr. Raimundo Martins (UFG) – Debatedor - Prof. Dr. Fernando Herraiz (UB)
15h05 - Pesquisa executada por Ms Cristian Poletti Mossi (UFSM) – debatedora Profa. Dra Lêda Guimarães (UFG).
15h25 - Pesquisa executada, indicada ou orientada pelo Prof Dr. Belidson Dias (representante da UNB) – debatedor Raimundo Martins (UFG)
15h45 – Discussão com os debatedores e com o público
16h10 – Intervalo
16h25 – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO III COLÓQUIO
16h50 – REUNIÃO DOS PESQUISADORES DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO (GPCVE-FAV/UFG)
18h30 – Encerramento da reunião.
OBS: programação sujeita a alteração 

Link para maiores informação: http://coloquiointernacionalev.blogspot.com/

I Semana Jurídica de Timbaúba

Na próxima semana será realizada na FACULDADE DE TIMBAÚBA, sob a Coordenação do Professor Gutemberg Cabral, a Primeira Semana Jurídica, que terá como tema: OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A INSERÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL DE DIREITO NA REGIÃO.

Certamente é um evento que merecerá grande atenção tanto do público discente da instituição quanto de profissionais da área jurídica, sendo composto o evento de palestras e mini cursos em diversas áreas.

Eis a programação:

Dia 07/11 - Painel: Acesso à Justiça
Ministrado por: Profa. Ms. Mariana Tavares de Melo
Debatedor: Prof. Ms. Admaldo Tavares
Coordenação do Debate: Prof. Ms. Gutemberg Cabral

* na ocasião haverá o lançamento do livro da Professora Mariana Tavares de Melo - " A informalidade no Direito do Trabalho" com preço promocional de R$ 30,00.

Dia 08

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Seminário debate práticas de avaliação institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio da Diretoria de Avaliação Institucional e Planejamento da UFPE (DAP-Proplan), promoverá, nos dias 17 e 18 de novembro, o seminário "Avaliação Institucional: Tecendo compreensões: observando experiências", das 8h às 17h, no Auditório Reitor João Alfredo, da Reitoria. As inscrições são gratuitas e estarão abertas para o público em geral no período de 1º a 16 de novembro.
Com o propósito de promover o debate sobre a avaliação Institucional com foco nas experiências de organização e funcionamento de Comissões Próprias de Avaliação de Instituições de Ensino Superior, o evento visa a contribuir para a construção de uma cultura de avaliação e de participação da comunidade acadêmica em todos os seus processos.
O seminário é dirigido a membros da CPA-UFPE (docente, técnico administrativo e estudante), técnicos em assuntos educacionais, diretores e vice-diretores dos centros acadêmicos, servidores técnico-administrativos e docentes das pró-reitorias, membros de CPAs de outras Instituições de Ensino Superior do Município.
Mais informações
(81) 2126.8630
dap.proplan@ufpe.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aos Professores e Mestres.



A luz da Constituição Federal no seu art.5º XXXVI,restringe-se em relatar in verbis que:
“A lei não prejudicará o direito adquirido,o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”
Enquanto a Lei de Introdução ao Código Civil,a sua luz considera que:
“Consideram-se adquiridos assim os direitos que seu titular,ou alguém que por ele,possa exercer,como aquele cujo começo do exercício tenha termo prefixo,ou condição preestabelecida inalterável,a arbítrio de outrem.”
        Porém,foram necessários apenas 120 anos, após D. Pedro I instituir o Decreto Federal 52.682 reconhecendo os direitos adquiridos dos Professores e mestres, para que os mesmos pudessem gozar dos direitos constituídos.
        Hoje depois de várias reformas,vários conflitos de classes e interesses,vimos que se faz necessário mais algumas reformas,não só na EDUCAÇÂO, mais sim, em toda estrutura organizacional Brasileira, a priore, fazendo jus ao que diz a lei produzida pelo agente competente (De lege lata), cuja estar apta a produzir efeito(Ex iure), atingindo por fim,sua finalidade com eficácia plena(Ex lege).
Tendo em vista,ninguém poder afirmar  desconhecer a Constituição Brasileira,quando a lei é clara não precisa de interpretação(Interpretatio cessat in claris), por não ser tão clara como deveria, algumas pessoas cujas com dom especial se permitem servir como objeto de estudo,por muitas vezes indo além dos livros, passando para outros seus conhecimentos, através de histórias reais fazendo uma correlação entre fatos escritos e não escritos ao longo do tempo(costumeiros), fatos atuais de qualquer que seja a sociedade.
Professores e Mestres, parabéns pelo seu dia,embora sabe-se porém que foram necessários 120 anos após o reconhecimento que puderam comemorar o direito adquirido parabéns pela persistência e pela coragem de nunca desistir do Dom de ser Educador.

“Os progressos obtidos por meio do ensino,são lentos,já os obtidos por meio de exemplos,são mais imediato e eficazes.”
                                                                            “Sêneca”

Por: Jair S Soares.
Direito:2º período
Turma:A   

sábado, 15 de outubro de 2011

PARABÉNS PROFESSOR

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor, em todo o Brasil. Mas você sabe qual o motivo da comemoração nesta data específica? A resposta vem do Brasil Imperial.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.
Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.
A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Cansados, literalmente, um pequeno grupo de quatro educadores, liderados por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa. O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo.
Foi então que o professor Becker sugeriu que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização.
O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Empresa oferece vaga de estágio para Secretariado

A Bandeirantes Pneus está oferecendo uma vaga de estágio no Setor de Secretariado. O estudante deve estar cursando, no mínimo, o 4° período e é necessário que ele tenha um bom conhecimento na área de informática em nível intermediário ao avançado. Além de atendimento telefônico, o estagiário assumirá outras funções como organizar o departamento, fazer ligações, protocolar e digitalizar documentos, entre outras.

O ideal é que o selecionado seja uma pessoa dinâmica, com experiência na área e com uma boa redação. O valor da bolsa é de R$ 600,00 mais vale alimentação de 10 reais por dia e vale transporte. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail dahsia@bigcorreio.com.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ENCONTRO DOS ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO COM DAVID ARAÚJO, RODRIGO RODRIGUES DE SOUSA e ÉRICO TAVARES DE SOUSA

ENCONTRO DOS ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO COM
DAVID ARAÚJO, RODRIGO RODRIGUES DE SOUSA e ÉRICO TAVARES DE SOUSA
 
Local: Auditório da Facet
Dia 18/10 à 20/10
Horário: 19:30 horas
Inscrição: na Coordenação do Curso de Administração
Valor: 1 bolsa de leite + 1 produto de limpeza
 
Coordenação:
profª Martyna Barbalho
 

SEMANA PEDAGOGICA 2011



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Empresa oferece vaga de estágio para alunos de Direito

Empresa oferece vaga de estágio para alunos de Direito
 
A empresa Bandeirantes Pneus, localizada no bairro da Imbiribeira, no Recife, oferece uma vaga de estágio jurídico para estudantes de Direito do 5º ao 8º período. O estágio é de 30 horas semanais, com horário negociável (de 8h às 15h ou de 9h às 16h, com uma hora de almoço). A bolsa oferecida é de R$ 600, além de vale-transporte e refeição.
Os candidatos devem ter habilidades em consultas e pesquisas de legislação e jurisprudência; consulta de andamento processual; conhecimento de fóruns, tribunais e órgãos governamentais nas esferas federal, estadual e municipal; elaboração de relatórios processuais, redação de requerimentos e petição simples e noções de arquivo. Os currículos devem ser enviados por e-mail. 
Mais informações
Capital Humano
(81) 3081.8495
dahsia@bigcorreio.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DOCUMENTOS DAS IFES

Já está disponível a nova classificação de documentos das IFES, bem como a Tabela de Temporalidade, contemplando as diversas atividades. Segue o link com as informações abaixo.
 
http://www.siga.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pós-graduação em educação será gratuita para professores





Pós-graduação em educação será gratuita para professores

Ministro Fernando Haddad deve assinar portaria detalhando benefício nos próximos dias

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira que cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em educação serão gratuitos para professores que trabalharem na rede pública de ensino. Segundo Haddad, ele assinará uma portaria nos próximos dias para formalizar o benefício.
O mecanismo será semelhante ao do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que permite a alunos selecionados fazerem um curso de graduação e quitarem a dívida com o governo em até 13 anos.

No caso do financiamento para professores nas etapas de extensão ao curso superior, a dívida será quitada automaticamente para quem decidir trabalhar nas redes públicas após o estudo. Haddad não deu detalhes sobre valores e critérios do benefício.

O anúncio foi feito durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/pos-graduacao-em-educacao-sera-gratuita-para-professores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Comemoração do DIA DO CONTADOR



No dia 27 de setembro no Auditório da Faculdade de Timbaúba, aconteceu a Palestra "Uma visao prática da contabilidade das sociedades de economia mista", em comemoração ao dia do Contador. Estava presente ao evento o  sr Luiz, o srº Alex e os alunos do Curso de Contabéis, um momento impar para todos, onde eles (alunos) tiveram uma aula de de contabilidade além de uma ato de solidariedade.
Parabéns ao Curso de Ciências Contabéis