O Dia Escola é comemorado anualmente em 15 de março no Brasil.
Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola.
É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. Além disso, também é na escola que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, importante para a construção de uma comunidade politizada e menos alienada.
Qual a história da escola no Brasil?
No Brasil, os historiadores consideram que a escola foi introduzida pelos portugueses, a partir de 1540. Foi quando os jesuítas chegaram ao país com o propósito de catequizar os povos indígenas e transmitir-lhes conhecimentos básicos da cultura europeia que os transformassem em “seres civilizados”, de acordo com a concepção de civilização dos europeus no século XVI. Nesse processo, os jesuítas afirmavam que seria possível alcançar uma transformação social na América Portuguesa.
A primeira escola do Brasil foi criada em 1549, em Salvador, na Bahia, pelos padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues. O primeiro professor oficial do país foi José de Anchieta, que ministrava aulas na capital baiana, em uma sala onde inicialmente celebrava missas. A educação brasileira foi retirada das mãos dos jesuítas durante a gestão de Marquês de Pombal como secretário de Estado de Portugal. Com isso, um novo sistema de ensino foi estabelecido, com a responsabilidade por ele passando a ser do próprio Estado. Depois da conquista da independência do Brasil, a primeira iniciativa de organizar a educação do país se deu no reinado de D. Pedro I.
A escola é nossa segunda casa! O respeito e o zelo devem ser prioridades para manter este ambiente de conhecimento sempre funcional. Vamos abraçar a nossa escola e cuidar direitinho dela! Feliz Dia da Escola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário