De 21 a 28 de agosto é comemorado a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 para combater o preconceito e a discriminação e promover a inclusão dessas pessoas.
A deficiência múltipla ocorre quando uma pessoa possui ao mesmo tempo dois ou mais tipos de diferentes impedimentos, que podem ser de natureza física, visual, auditiva, mental ou intelectual.
A deficiência intelectual caracteriza-se pelo comprometimento no desenvolvimento cognitivo com impacto, em diferentes graus, na capacidade de raciocínio, elaboração, comunicação e aprendizagem.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente, do dia 21 ao dia 28 de agosto. Ela ressalta a importância de que essas pessoas tenham acesso assegurado a atendimento de profissionais especializados, para que possam aprimorar suas habilidades e capacidades, além de ambientes acessíveis e inclusivos, com tecnologias e suportes que lhes possibilitem realizar suas tarefas cotidianas como estudar, trabalhar e desfrutar de lazer, com o máximo de autonomia e segurança.
É a deficiência caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que envolve habilidades conceituais, sociais e práticas.
Os alunos dos 2 período do Curso de Pedagogia da Faculdade de Timbaúba - FACET, preparou um momento de conscientização. Um verdadeiro show parabéns
Nenhum comentário:
Postar um comentário