sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Dia do Nutricionista


 O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, data em que foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949.

Apesar de ser uma profissão extremamente importante, ainda existem muitos mitos e confusões acerca de sua área de atuação e, até mesmo, dos hábitos pessoais dos profissionais. 

Para homenagear nossos clientes nutricionistas e tirar estas dúvidas sobre o ofício, conversamos com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri.

Dia do Nutricionista: curiosidade sobre a profissão

1. O que as pessoas pensam — e como realmente é

Fúlvia conta que todo mundo acha que ela é vegetariana ou vegana, que não bebe nada, que não gosta de comer, e diz que é tudo o contrário. “Eu falo que eu gosto muito de comer, tenho um paladar amplo, mas, por outro lado, gosto muito das coisas saudáveis”.

Mas, isso não quer dizer que eu ela não goste de algumas “porcarias”. “As pessoas que convivem mais comigo, por exemplo, às vezes me veem comendo uma sobremesa ou fritura, ou tomando uma bebida, e falam: ‘Nossa, mas como é que você é magra? Você é magra ‘de ruim”, e eu respondo que na verdade me cuido sempre, tenho bons hábitos alimentares, minha saúde é boa. Então, estes ‘extras’ são totalmente possíveis”.

2. O que poucos sabem

Talvez você não saiba, mas o profissionais de Nutrição têm muitas aulas de Bioquímica, Fisiologia e Anatomia em suas grades horárias nas universidades. O que muitos não sabem, também, de acordo com Fúlvia, é que a Nutrição é uma área que precisa desmistificar algumas informações o tempo todo. 

“A gente usa muito a palavra ‘depende’. Então, as pessoas perguntam: ‘posso comer tal coisa?’ Depende de muitas coisas: do quê, quando, como, onde, combinado com o quê, com qual objetivo? Depende do seu exame, da sua rotina, do seu estado nutricional”.

3. O que é ser nutricionista?

Fúlvia define a profissão como parte da área médica que se volta muito à parte prática e em como viabilizar o dia a dia das pessoas com saúde. “É cuidar da parte preventiva — é claro que a gente cuida de patologias também, mas a ideia é ter um olhar para a longevidade, tem que ter um olhar holístico”.

Isso porque, ao fazer uma prescrição, o profissional precisa considerar histórico, patologias, dificuldades, estado nutricional, estado emocional…são diversos fatores que formam a rede de informação para que ele consiga construir algo viável de realizar, e que gere resultado no sentido de bem-estar, saúde e performance.

“Eu acho que é uma área que exige bastante do profissional em relação à atualização, em relação a todas as variedades que tem de informação. Como algum alimento que ‘pode comer’ e depois para de ‘poder’’, para quem é, de qual jeito é”, explica. 

“Então, essa questão de ter um olhar individual é muito importante, tem que ser amplo e, ao mesmo tempo, totalmente personalizado. Ser nutricionista eu acho que é ter a capacidade de transitar entre a parte científica a parte técnica, e viabilizar isso para a prática. É ter empatia, é ter uma escuta ativa e saber e gostar de cuidar do outro”.

4. Áreas de atuação

A área de atuação do nutricionista é ampla, mas as principais vão desde a parte técnica em empresas (como desenvolvimento de produtos, cooperação e marketing da parte alimentícia) até a formação no auxílio de atualização a outros profissionais que atendem de forma clínica. 

“Dessa parte clínica, desde um atleta até uma pessoa acamada, a gente fala do profissional nutricionista sendo coadjuvante de uma equipe multidisciplinar, seja para a parte esportiva ou assistência social”.

Também é possível trabalhar em cozinhas de restaurantes e empresas e com consultorias especializadas.

Por este motivo venha fazer Nutrição aqui na FACET, maiores informações no site faculdadedetimbauba.edu.br ou pelo zap (81) 9.9484-8936




Pós de Psicopedagogia Clínica e Institucional

Encerramento do primeiro módulo da Pós de Psicopedagogia Clínica e Institucional, aconteceu na noite de ontem na Faculdade de Ciências de Timbaúba - FACET, as alunas comemoram com uma pequena celebração.
Ainda da tempo de você se matrícula


 

Palestra incrível 🚀

Ontem aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências de Timbaúba - FACET, a Palestra "Como se tornar um profissional de alta performance" com o Palestrante Jairo Martiniano, um momento de muito conhecimento  para todos que participaram.
    
















Nossos agradecimentos a todos que participaram✨

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Seminário da disciplina Administração de Produção e Operação

Na disciplina de Administração de Produção e Operação, do professor Alisson Oliveira, os alunos fizeram a apresentação do Seminário.











 

Apresentação de Seminário de Agronomia

Apresentação do Seminário do Grupo Azul dentro do contexto das Metodologias Ativas, onde os alunos prepararam o Plano de Aula e o aplicaram, conduzindo a aula com o tema Célula Procariótica, na Disciplina Citologia da Professora Stephany Brilhante.

Um verdadeiro show para a todos













 

Visita Técnica dos Alunos de Enfermagem

Um dia 27 de agosto do corrente ano, aconteceu mas uma visita técnica dos alunos do 8 período do Curso de Enfermagem da Faculdade de Timbaúba, desta vez eles visitaram a Unidade de Urgência e Emergência no Samu de Timbaúba, a visita teve a supervisão d professor Gean.











 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Aula de Agronomia disciplina Gênese do solo


  Aula de Gênese do Solo da professora Stephany Alves Brilhante do Curso de Agronomia, foi um show os alunos tiveram a oportunidade de vê alguns tipos de solo

Agosto Laranja




De 21 a 28 de agosto é comemorado a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 para combater o preconceito e a discriminação e promover a inclusão dessas pessoas.

A deficiência múltipla ocorre quando uma pessoa possui ao mesmo tempo dois ou mais tipos de diferentes impedimentos, que podem ser de natureza física, visual, auditiva, mental ou intelectual.

A deficiência intelectual caracteriza-se pelo comprometimento no desenvolvimento cognitivo com impacto, em diferentes graus, na capacidade de raciocínio, elaboração, comunicação e aprendizagem.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente, do dia 21 ao dia 28 de agosto. Ela ressalta a importância de que essas pessoas tenham acesso assegurado a atendimento de profissionais especializados, para que possam aprimorar suas habilidades e capacidades, além de ambientes acessíveis e inclusivos, com tecnologias e suportes que lhes possibilitem realizar suas tarefas cotidianas como estudar, trabalhar e desfrutar de lazer, com o máximo de autonomia e segurança.

É a deficiência caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que envolve habilidades conceituais, sociais e práticas.

Os alunos dos 2 período do Curso de Pedagogia da Faculdade de Timbaúba - FACET, preparou um momento de conscientização. Um verdadeiro show parabéns



quinta-feira, 22 de agosto de 2024

FIES inscrições já começaram

O FIES - Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Inep/MEC, ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

Com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC retoma o papel social do financiamento estudantil, uma vez que se destina ao atendimento das necessidades de estudantes de baixa renda. Essa versão tem o objetivo principal de oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas, em cada edição do dos processos seletivos do programa e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

Começaram as inscrições hoje dia 22  a 27 de agosto, maiores informações pelo site acessounico.mec.gov.br

 

Aula de Agronomia

Os alunos do Curso de Agronomia tiveram uma aula prática da Disciplina de Hidrologia do professor José Ribeiro, onde ele tiveram que determinar à área da Bacia Hidrográfica pelo Método da pesagem do Papel.


 





 


Aula de Enfermagem





 A Enfermagem é a arte do cuidar. Mas para cuidar do outro é preciso reconhecer que cada sujeito tem sua história.

Assim foi realizado com a turma do 2 período do Curso de Enfermagem a Metodologia Ativa do "Arco de Mangerez", onde as alunas foram estimuladas a articular a história do cuidar à algum momento importante de sua vida.