A partir de agora, usuários do Currículo Lattes, do CNPq, contam com a possibilidade de terem suas teses e dissertações certificadas pelo Oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto. Mais de um milhão de teses e dissertações brasileiras do Currículo Lattes já contam automaticamente com o selo Oasisbr.
O selo de certificação é exibido nas informações do currículo do usuário, nas seções de informações acadêmicas/titulação e orientações concluídas. Com o selo, é possível comprovar, de maneira rápida e simples, a autoria/orientação concluída da tese ou dissertação e acessar o documento em acesso aberto no Oasisbr. O certificado poderá ser emitido de forma automática pelo Currículo Lattes ou cadastrado manualmente pelo usuário.
Com a nova funcionalidade, o CV Lattes poderá verificar se a tese ou dissertação inserida no currículo do pesquisador está disponível em alguma base ou repositório acadêmico. Este será o primeiro passo para outras certificações à caminho.
As vantagens serão muitas. Por meio do selo de certificação, é possível constatar que os trabalhos científicos inseridos no currículo são de autoria do pesquisador ou acadêmico, evitando plágio ou informações falsas. Por isso, a certificação acaba sendo um fator que promove maior credibilidade e autoridade ao pesquisador.
A certificação do Currículo Lattes pelo Oasisbr é uma parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa promove sinergia entre as duas plataformas. Haverá maior confiabilidade à base de informações autodeclaradas no CV Lattes. Ao mesmo tempo, o Lattes promoverá maior visibilidade aos trabalhos disseminados pelo Oasisbr.
O Currículo Lattes tornou-se um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país e do exterior, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do Brasil. Já o Oasisbr é uma iniciativa do Ibict que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações.
O processo de implementação da iniciativa será realizado em diferentes etapas. Nesta primeira etapa, serão certificadas apenas as teses e dissertações defendidas no Brasil. Futuramente, será possível certificar também trabalhos em bases de dados internacionais, artigos de conferência, patentes, entre outros resultados declarados no Currículo do pesquisador.
Como inserir o selo do Oasisbr no Currículo Lattes?
Ao acessar o seu espaço de edição do Currículo Lattes e inserir os dados de uma tese ou dissertação, o pesquisador ou acadêmico pode importar informações do Oasisbr pelo seu ID Lattes ou número do ORCID e verificar quais são os documentos cadastrados no Oasisbr. Os dados importados já vem com o selo para serem exibidos automaticamente no perfil público. Ao clicar no selo, o usuário poderá acessar o documento no Oasisbr.
Para dúvidas ou mais informações, envie um e-mail para: oasisbr@ibict.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário