A Biblioteca Monsenhor José Marques da Fonseca, tem por finalidade atender aos alunos dos Cursos de Graduação em Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição e Pedagogia, além dos Curso Tecnólogo em Gestão Pública, Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão de Recursos Humanos, seu acervo esta totalmente atualizado, além de conta com uma Biblioteca digital.
sexta-feira, 13 de maio de 2022
Principais DIFERENÇAS entre Piaget e Vygotsky
✅Ação individual vs interação
Piaget considera que as crianças podem aprender de forma autônoma, sem necessidade de interagir, embora a interação possa favorecê-lo.
Vygotsky considera que para poder aprender, as crianças necessitam da interação com outras pessoas.
Assim, Piaget dá mais importância às ações individuais, entendendo as interações sociais como variáveis que influenciam no aprendizado, no entanto, Vygotsky dá mais importância à interação.
✅Linguagem
Vygotsky considera que a linguagem existe desde o momento em que nascemos, referindo-se a esta linguagem como a linguagem social, que nos permite interagir com o ambiente para poder nos expressar (por exemplo, quando choramos, nos comunicamos). Com o passar do tempo, segundo Vygotsky, passamos a desenvolver a linguagem internalizada, o que nos permite pensar com palavras e expressar de uma forma mais desenvolvida o que queremos explicar.
Piaget considera que as crianças, a princípio, desenvolvem uma linguagem egocêntrica, ou seja, com esta linguagem, as crianças não são capazes de perceber as coisas de um ponto de vista diferente do seu, dificultando, assim, a interação social. Desta forma, segundo Piaget, com o passar do tempo, as crianças desenvolvem a linguagem social.
✅Idade
Por um lado, Piaget considera que as crianças aprendem em determinadas idades estabelecidas, divididas nas 4 etapas já mencionadas.
Por outro lado, segundo Vygotsky, as crianças amadurecem de acordo com o que aprendem, independentemente de sua idade.
Ou seja, para Piaget, a idade condiciona o aprendizado e para Vygotsky é o aprendizado que determina a maturidade.
✅Tipo de aprendizado
Para Piaget, o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver sua inteligência é o aprendizado por descobrimento, ou seja, aquele aprendizado no qual as crianças assumem um papel mais ativo e experimental, sem a necessidade de manter contato com outras pessoas.
Pelo contrário, para Vygotsky, o tipo de aprendizado que as crianças usam para se desenvolver é o aprendizado colaborativo, no qual as interações sociais são necessárias tanto com o meio ambiente como com as pessoas ao seu redor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário