quinta-feira, 7 de outubro de 2021


 É sabido que, no universo da educação das pessoas surdas, a Escola Inclusiva ainda não é suficiente para prover, com efetividade, os processos de ensino e de aprendizagem. Para isto, é necessário consolidar os espaços da Escola Bilíngue, em que a Libras e a Língua Portuguesa irão conviver na perspectiva do bilinguismo simultâneo. Enquanto esse cenário não é uma realidade concreta no Brasil, é preciso promover formas de compreensão de inclusão dos/as estudantes surdos/as, principalmente quando esse público aumenta no ambiente escolar, como é o caso do Ifal Campus Marechal Deodoro.

Por isso, é com prazer que o Napne Campus Marechal Deodoro convida os/as servidores do Ifal para estar conosco nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, via Google Meet, das 16h30 às 18h.
No primeiro dia do evento, pretende-se discutir a importância da Libras no contexto escolar e dos conhecimentos básicos da Língua de Sinais por parte da equipe docente e pedagógica, das formas de interação entre a escola e a família da pessoa surda, bem como refletir no modo de auxiliar os/as estudantes surdos/as a organizarem os seus estudos. Aqui, iremos discutir como as nomenclaturas são importantes para fugir de comportamentos capacitistas e preconceituosos.
No segundo dia, a pauta da discussão será o lugar do/a Tradutor/a e Intérprete de Libras/ Língua Portuguesa no Ensino Remoto Emergencial, tratando da relevância da presença desse/a profissional na Escola, que auxilia, diretamente, nas mediações pedagógicas entre o/a discente e o corpo docente.
No terceiro dia, o Ensino da Língua Portuguesa para surdos/as será o eixo das reflexões, apontando para as formas que podemos adaptar textos escritos para estudantes surdos/as que possuem o português escrito como língua adicional. Nesse ponto, será trabalhado, em especial, como a Sintaxe da Libras é diferente da Língua Portuguesa e como as expressões do português escrito para as pessoas surdas podem ser distintas.
No quarto e último dia, debateremos o Alfabetismo Visual, abordando os seus elementos básicos, a teoria que o constitui e as possíveis aplicações nas adaptações curriculares para estudantes surdos/as do Ensino Médio.

Nenhum comentário: