O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.
Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao 1° semestre de 2011, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.
Inscrições: O processo seletivo 2011/1 terá duas etapas de inscrições. A primeira etapa será de 21 a 25 de janeiro, e a segunda acontece de 21 a 24 de fevereiro. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que for pré-selecionado e conseguir a bolsa na primeira etapa não poderá se inscrever novamente. A segunda etapa é uma segunda chance àqueles candidatos que não foram pré-selecionados na primeira etapa ou àqueles que não se candidataram durante o primeiro prazo.
Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição.Ao final de cada período de inscrições, serão feitas duas chamadas subsequentes para convocação dos candidatos pré-selecionados com base nas notas no Enem 2010. Acompanhe no Cronograma as datas das chamadas.
Como é feita a insctição a primeira etapa de inscrição terá início no dia 21 de janeiro e estarão abertas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do Prouni (SisProuni).
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Caso o candidato tenha esquecido sua senha no Enem 2010, poderá recuperá-la no site do INEP. No sistema, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três opções de instituições de ensino superior, cursos ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e seu perfil socioeconômico.
As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo Sistema, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição.
A segunda etapa de inscrição acontece de 21 a 24 de fevereiro e seguirá as mesmas regras e procedimentos da primeira etapa.
Pré-seleção e aprovação: Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do Prouni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.
É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.
Os candidatos aprovados serão incluídos no Sisprouni, com emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa.
A primeira etapa de inscrições estará aberta de 21 a 25 de janeiro de 2011 e terá duas chamadas subseqüentes. Veja o Cronograma.
A segunda etapa de inscrições estará aberta de 21 a 24 de fevereiro de 2011 e terá duas chamadas subseqüentes. Veja o Cronograma.
Atenção
As duas etapas de inscrição são independentes, ou seja, o candidato que for pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever novamente. A segunda etapa é uma segunda chance àqueles que não foram pré-selecionados na primeira etapa ou àqueles que não efetuaram a inscrição no Prouni.
As duas etapas de inscrição são independentes, ou seja, o candidato que for pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever novamente. A segunda etapa é uma segunda chance àqueles que não foram pré-selecionados na primeira etapa ou àqueles que não efetuaram a inscrição no Prouni.
a documentação.
Fonte PROUNI: http://siteprouni.mec.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário