sábado, 29 de novembro de 2008

I Fórum de Educação da Faculdade de Timbaúba: As interfaces das dificuldades de aprendizagem


I Fórum de Educação da Faculdade de Timbaúba: As interfaces das dificuldades de aprendizagem

No dia 09 de dezembro do corrente ano ira acontece no Auditoria da Faculdade de Timbaúba as 19:00 hs, o I Fórum de educação da Faculdade de Timbaúba têm como objetivo atender à demanda de aprofundamento dos debates de questões específicas no curso da Pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em docência e de Pedagogia, consideradas prioritárias como um espaço de discussão, articulação e cooperação. Assim sendo, é um espaço de democratização do saber e de interlocução entre a faculdade e a comunidade local.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

MEC desativa 1.337 centros de ensino à distância

MEC desativa 1.337 centros de ensino à distância medida atinge quatro instituições que, juntas, concentram 54,7% dos 760.599alunos atendidos em todo o país Demétrio Weber escreve para "O Globo": O Ministério da Educação (MEC) determinou a desativação de 1.337 centros deeducação à distância no país, com a suspensão de vestibulares ou redução de novas vagas, e prazo de um ano para que as universidades promovam melhorias, sob ameaça de escredenciamento. As medidas atingem quatro instituições de ensino que, juntas, concentram 54,7% dos 760.599 alunos de graduação à distância no Brasil. São elas: Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Universidade Estadualde Tocantins (Unitins), Faculdade Educacional da Lapa (Fael, no Paraná) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi, em Santa Catarina). As quatroinstituições foram as primeiras submetidas a um pente-fino do MEC, porterem um grande número de alunos e serem alvo de denúncias de irregularidades efalhas de conteúdo e de avaliação.? Elas cresceram rápido demais. Estamos dando um freio nessa expansão, comum choque de qualidade ? diz o secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Bielschowsky. Os centros de atendimento, onde estudam mais de 60 mil universitários em 1.200 municípios, estão proibidos de receber novos alunos. Os atuais estudantespoderão concluir os cursos, mas depois as unidades deverão ser desativadas. Boa parte não tem biblioteca, laboratório, sala de estudos nem acesso àinternet na proporção exigida de três alunos por computador.
Instituições não poderão aceitar novos alunosA restrição atinge principalmente a Unitins e a Fael, que mantêm 1.276centrosde atendimento; e o Uniasselvi, com 61 unidades. Essas instituições sópoderão receber novos alunos nos pólos credenciados.Já a Unopar deverá limitar a 35 mil o número de novos alunos em 2009, umaredução de cerca de um terço ? neste ano, mais de 50 mil calouros ingressaram na instituição, que atende 108.940 universitários.
A Unopar terá que alterar seu material didático: segundo o MEC, apenas 25% do conteúdo consta noslivros, e com base nisso são feitas as provas.Na modalidade à distância, a aula é transmitida por satélite para milhares de alunos em telessalas. Os alunos comparecem ao centro uma vez por semana. Orestante é feito via internet. A situação mais preocupante, segundoBielschowsky, é a da Unitins e Fael, que atendem seus alunos por meio daempresa Eadcon, que mantém franquias no país.? (A empresa) extrapolou. Participa do processo acadêmico de maneira inadequada ? disse o secretário.
O diretor de Desenvolvimento e Qualidade Acadêmica da Eadcon, Francisco Sardo, nega irregularidades. Segundo ele, a empresa oferece os meios eletrônicospara a transmissão das aulas. A parte acadêmica, afirma ele, éresponsabilidade da Unitins e da Fael. Os dirigentes das instituições elogiama iniciativa do MEC e dizem que criaram seus cursos quando não havia regrasclaras sobre a oferta do ensino à distância.? A legislação foi muito dura. A estrutura é muito cara. Temos que ter essetempo de readequação. Nosso propósito é buscar a qualidade ? diz o reitor da Unitins, Humberto Falcão. O reitor do Uniasselvi, Malcon Tafner, diz que o custo dos cursos é muitoalto. A reitora da Unopar, Elisabeth Bueno Laffranchi, diz que ainstituiçãovai comprar 1,5 milhão de livros e 5 mil computadores.
(O Globo, 18/11)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SEMINÁRIO A QUESTÃO DO CASAMENTO E AS INOVAÇÕES DA NOVA LEI DE SEPARAÇÃO E DIVÓCIO LEI N° 11.441/2007


SEMINÁRIO DE DIREITO CIVIL


TEMA:
A QUESTÃO DO CASAMENTO E AS INOVAÇÕES DA NOVA LEI DE SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO
LEI Nº 11.441/2007

C/ PROFª GRAZIELA LACERDA
Doutoranda pela UMSA e especialista pela UNPLIMA
E
Profª WALÉRIA MEDEIROS LIMA
Doutoranda pela UMSA, especialista pela UNP e Docente da UFCG

Dia: 20 de novembro de 2008
(quinta-feira). Horário: 19:30 horas
Local: Auditório da Facet
Expedido certificado do evento com carga horária de 4 horas.
Inscrição: Coordenação do Curso de Direito

SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO

EVENTO INTERDISCIPLINAR
ADMINISTRAÇÃO E DIREITO

SEMINÁRIO
SOBRE
RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES NAS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS
E
DIREITO DO CONSUMIDOR
com
PROFº ANDRÉ LEITE
ESPECIALISTA EM DIREITO EMPRESARIAL PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
ADVOGADO DO GRUPO SOARES DE OLIVEIRA E DOUTORANDO PELA UMSA
E
PROFº JOÃO ALBERTO CUNHA
ESPECIALISTA EM DIREITO FINANCEIRO PELA UFPB
ADVOGADO DO GRUPO SÃO BRÁZ E DOUTORANDO PELA UMSA

Local: Auditório da Facet
Dia: 18 de novembro de 2008( terça-feira)
Horário: 19:30 horas
Inscrição: Coordenações dos Cursos de Administração e Direito 1 kg de alimento não perecível

Expedido certificado do evento com carga horária de 4 horas.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Parabéns Faculdade de Timbaúba: 11 anos de sucesso

01 de Outubro: Parabéns para a Faculdade de Timbaúba


No dia 01 de outubro do corrente ano a Faculdade de Timbaúba comemorou 11 (onze) anos de existência, a mesma foi fundada em 01 de outubro de 1997, por iniciativa do Sr. Luiz Rodrigues de Sousa, filho de Timbaúba que tinha um sonho de fundar uma instituição de ensino superior que contribuí-se com o crescimento da região da Zona da Mata Norte e desenvolvendo assim um excelente trabalho.

Auditorio da Faculdade de Timbaúba

Alem dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Direito, a realizações de cursos de Pós-graduação em Administração e Pedagogia e MBA, em 2001 foi implantado o Projeto de Extensão Nunca é Tarde para se Alfabetizar, com a finalidade de beneficiar a população ca-rente do bairro de Sapucaia, onde se localiza a instituição.

Sala de Aula



Lá uma turma de alfabetização de jovens e adultos funciona no período da tarde. O projeto tem cunho sócio-educativo e foi idealizado pelo professor Érico Tavares de Sousa, que também é Vice-Diretor da Faculdade. Seu objetivo maior é possibilitar a integração com a comunidade acadêmica através da alfabetização. A cada ano aumenta o número de alunos da turma, provando o sucesso do projeto. Seu corpo de alunado além de terem serem do próprio município atrai alunos da vizinhança, como Aliança, Camutanga, Carpina, Goiana e Vicência, além de Itabaiana, na Paraíba. Por possui corpo docente qualificado e motivado para manter os altos padrões de qualidade institucional, este é um dos motivo atai alunos de cidades vizinhas como Alinaça, Camutanga, Carpina e outras, estes alunos sacrificam suas horas de lazer para se deslocarem até Timbaúba em busca da profissionalização séria e responsável que a faculdade oferecer, através da formação de profissionais capacitados para desempenhar funções de direção, controle, planejamento e auxilio das organizações, sempre pautados nos princípios éticos e sociais que norteiam a instituição.
A Faculdade de Timbaúba sempre pautou seu plano de expansão encima das necessidades da região, pela qualidade.