quarta-feira, 16 de abril de 2025

Dia de Tiradentes

"O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, consta no calendário brasileiro como uma homenagem a Tiradentes, personagem de nossa história que ficou conhecido por ter sido enforcado pela sua participação na conspiração que foi planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira.

Esse dia foi estabelecido como feriado nacional por meio de um decreto emitido em 1890 e reafirmado como feriado nacional por meio de uma lei de 2002. O feriado a Tiradentes foi parte da iniciativa dos defensores da república, na década de 1890, de estabelecer Tiradentes como um herói nacional e grande defensor da república."


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm

 

Feliz Páscoa



 "A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Uma característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C."

"Origem da Páscoa"

A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa judaica. No entanto, a comemoração cristã e a judaica têm significados completamente distintos. Esta, chamada de pesach, era realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão no Egito.


Essa história é narrada nos “Pentateucos” — os cinco primeiros livros da Bíblia. A palavra pesach, do idioma hebraico, significa “passagem” e faz menção à passagem do anjo da morte no Egito — a décima praga, conforme a narrativa bíblica. A festa foi revisada pelos cristãos, passando a relacionar-se à crucificação e ressurreição de Cristo.

Importância da Páscoa

A Páscoa é, para muitos cristãos, a festa de maior importância do calendário religioso, uma vez que ressalta um acontecimento de grande importância dentro da fé cristã: a ressurreição — entendida no cristianismo como uma demonstração da divindade de Jesus.

Essa ideia pode ser percebida na Bíblia, uma vez que ela registra uma fala de Paulo, que afirma (em I Coríntios 15:14): “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”|1|. Assim, podemos identificar a importância da ressurreição de Jesus dentro da visão religiosa do cristianismo.

Desse ponto de vista, foi por meio da ressurreição que a humanidade teve a redenção de seus pecados. Jesus Cristo, portanto, voluntariamente sacrificou-se para redimir a humanidade e dar-lhe uma nova chance de salvação. Uma vez realizado o sacrífico, o poder de Deus teria se manifestado."

"Semana Santa"

O calendário litúrgico praticado pelos católicos acompanha a aproximação da Páscoa com muita devoção. A preparação dela é realizada no decorrer da quaresma — período de 40 dias que antecede essa celebração e quando os fiéis realizam alguma penitência (o tipo de penitência é escolhida por cada pessoa).

Outra marca importante dessa preparação é a Semana Santa, uma tradição que busca relembrar os passos de Jesus durante sua última semana, passando por sua crucificação e ressurreição. Na tradição católica, a Semana Santa é iniciada no Domingo de Ramos e relembra a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém."

"A Semana Santa também relembra a Última Ceia, na Quinta-Feira Santa. Essa foi a última ceia de Jesus com seus discípulos. Ela foi realizada durante a celebração judaica citada (pesach), e nela Jesus anunciou que um dos discípulos o trairia e que os outros fugiriam perante a sua perseguição.

Na Quinta-Feira Santa, é realizado o Rito do Lava-Pés como forma de relembrar o ato de Jesus de abaixar-se para lavar os pés de seus discípulos no local que tomavam a ceia. O ato é entendido dentro da crença cristã como uma demonstração de um importante mandamento de Cristo: o de amar uns aos outros.

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso como resultado da traição de Judas Iscariotes. No dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi torturado e condenado à morte. A tradição cristã costuma encenar esses acontecimentos em peças teatrais conhecidas como Paixão de Cristo. Depois de condenado, Cristo foi crucificado em uma colina conhecida como Gólgota.

Ainda na Semana Santa, o dia seguinte à crucificação de Cristo é conhecido como Sábado de Aleluia, e o domingo no qual ele ressuscitou é o Domingo de Páscoa."

"Tradições da Páscoa"

"Como mencionado, a Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário religioso dos cristãos, e, portanto, tradições são realizadas nesse período. Neste texto já mencionamos a crucificação e ressurreição de Cristo, conhecidas como Paixão de Cristo.

No Sábado de Aleluia, em determinados locais, é realizado um ritual conhecido como Malhação de Judas, no qual um boneco com proporções humanas é espancado e queimado como uma espécie de punição a Judas por ter traído Jesus. Durante a Páscoa, é tradição que as missas ou cultos sejam voltados para a celebração desses acontecimentos e grandes ceias (Eucaristia, para os católicos) são realizadas.

No interior do estado de Goiás, um ritual de Páscoa é realizado há quase três séculos: a Procissão do Fogaréu. Essa procissão foi introduzida na cidade, em meados do século XVIII, por um padre espanhol e encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo. A festa é um dos grandes patrimônios da cultura daquele estado e reúne milhares de pessoas todos os anos.

De um ponto de vista secular, a Páscoa também tem tradições bastante consolidadas. Essas práticas têm relação com os ovos de Páscoa e podem manifestar-se pela troca deles como presentes, ou, no caso das crianças, pela brincadeira de fazê-las procurarem-nos dentro de um certo espaço.

A data da Páscoa, como mencionado, é móvel, e sua instituição foi feita, no século IV, pela Igreja Católica. Durante o Concílio de Niceia, as autoridades da Igreja definiram sua celebração para o primeiro domingo que acontece após a lua cheia seguinte ao equinócio de primavera (para o Hemisfério Norte)."

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa

Sexta-feira Santa


"Sexta-Feira Santa é um dia de grande importância para o cristianismo, pois é considerado, na tradição cristã, o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. A Sexta-Feira antecede em dois dias o Domingo da Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.

Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada. Muitas pessoas decidem abster-se do consumo de carne vermelha."

"O que significa a Sexta-Feira Santa?

A Sexta-Feira Santa é uma data que está presente no calendário litúrgico do cristianismo, sendo celebrada especialmente pelos católicos. Essa data é parte da Semana Santa e é conhecida como o dia no qual Jesus teria sido crucificado. Esse dia também é conhecido como a Sexta-Feira da Paixão, dentro da crença cristã.

Essa data antecede o Domingo de Páscoa, que, segundo a tradição cristã, é o dia que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esse dia também é parte do Tríduo Pascal, um conjunto de três dias que antecedem a Páscoa e que são um momento de grande devoção, pois relembram o sacrifício de Jesus Cristo."

"O Tríduo Pascal é formado pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Cada um desses dias é marcado por celebrações religiosas, cada qual com seu significado específico. No caso da Sexta-Feira Santa, é costume cobrir as imagens de todos os santos, pois o foco deve ser a adoração a Deus.

A Sexta-Feira Santa é marcada pelo jejum de carne, destacadamente carne vermelha e de frango, como parte de uma penitência que deve ser realizada pelos fiéis. Entende-se que a abstenção de carne nesse dia é uma demonstração de respeito dos fiéis com o derramamento de sangue por parte de Jesus."

"O que se faz na Sexta-Feira Santa?

Entre as práticas mais comuns da Sexta-Feira Santa, estão:

Encenações da crucificação de Jesus: peças teatrais conhecidas como Paixão de Cristo.

Abstenção de carnes: em especial a vermelha e a de frango. Muitos fiéis substituem o consumo desses tipos de carne pela de peixe.

Na Igreja Católica, também é realizada uma cerimônia conhecida como Celebração da Paixão de Cristo, que tradicionalmente acontece às 15 horas. Essa cerimônia é marcada pela liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão da eucaristia. Essa cerimônia não é considerada uma missa — esse é o único dia no ano no qual não são realizadas missas.

Muitos locais também fazem procissões do Enterro, em que o velório de Jesus Cristo é encenado. As cores predominantes na liturgia católica nesse dia são o vermelho e o preto. Além disso, os fiéis são orientados a dedicar o dia para oração e meditação no texto bíblico."

"Sexta-Feira Santa é feriado?

Segundo a legislação brasileira, nos termos da Lei nº 10.607, de 16 de dezembro de 2002, existem sete feriados nacionais, e a Sexta-Feira Santa não é considerado um deles. Esse dia, no entanto, é entendido como um feriado religioso, portanto pode ser considerado feriado caso haja uma lei estadual ou municipal que estabeleça esse dia como tal. Esse critério foi estabelecido na Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995.


Porém, todos os anos, o governo brasileiro emite uma portaria que determina, para os órgãos públicos, um balanço que determina quais datas serão feriados nacionais e quais serão pontos facultativos. No caso da Sexta-Feira Santa para o ano de 2023, por exemplo, o dia foi estabelecido como feriado nacional.

Sexta-Feira Santa 2025

A Sexta-Feira Santa é uma data vinculada à Páscoa, portanto possui data móvel, e todo ano essa celebração religiosa acontece em um dia específico. Uma vez definida a data da Páscoa, podemos saber quando a Sexta-Feira Santa acontecerá. A definição da data da Páscoa, no entanto, é importante para determinar uma série de outras datas importantes, como o dia em que começa a Semana Santa, a Terça-Feira de Carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas e, consequentemente, o início e término da Quaresma.

O critério que estabelece a data da Páscoa foi instituído no século IV, durante o Concílio de Niceia. O critério adotado determinou que a data da Páscoa será estabelecida no primeiro domingo que acontece após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, ou equinócio de outono, no Hemisfério Sul.

No caso de 2025, a Páscoa foi designada para acontecer em 20 de abril. Sendo assim, a Sexta-Feira Santa acontecerá dois dias antes, em 18 de abril. Com isso, a Semana Santa tem início em 13 de abril, dia conhecido como Domingo de Ramos."


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/sexta-feira-santa.htm

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Estilo Simpsons






Eles já eram incríveis… agora viraram personagens!
Na Facet, nossos coordenadores ganharam vida no estilo Simpsons para mostrar que aprender com quem inspira é muito mais divertido!
➡️ Arrasta pro lado e confere como ficaram os mestres por trás dos cursos que transformam vidas todos os dias!
Qual ficou mais parecido? Marca aqui!

Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva

"Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular. A diversidade proposta pela escola inclusiva é proveitosa para todos. De um lado estão os alunos com deficiência, que usufruem de uma escola preparada para ajudá-los com o aprendizado e do outro, os demais alunos que aprendem a conviver com as diferenças de forma natural, a desenvolver o sentido de entreajuda, o respeito e a paciência".
 

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Domingo de Ramos


 O Domingo de Ramos é muito mais do que uma simples tradição de levar ramos abençoados para casa. Ele marca o início da Semana Santa, o tempo mais importante do ano para nós, cristãos. Nesse dia, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, a cidade onde Ele entregaria a vida por amor a todos nós. É uma celebração que reúne alegria e dor, vitória e sofrimento. De um lado, a multidão que acolhe Jesus com festa; de outro, já se faz presente a sombra da cruz que se aproxima. 

"Qual o significado do Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos é uma celebração móvel que existe na liturgia cristã e está relacionada com a Páscoa. É o dia que se celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Esse acontecimento simboliza a postura humilde de Jesus, uma vez que ele entrou na cidade montado em cima de um burro.

Jesus Cristo foi recebido pela população de Jerusalém como o Messias das profecias judaicas, como um rei. Na tradição católica, essa multidão que o recebeu estava balançando ramos de palmeiras como forma de referenciá-lo. A entrada de Jesus em Jerusalém marcou os seus últimos dias de vida, uma vez que ele foi preso e crucificado pouco depois.

Além disso, muitos entendem que a entrada de Jesus sobre o lombo de um burro foi uma demonstração de paz, ratificando a ideia de que ele era o príncipe da paz. Sua mensagem era importante naquele contexto, uma vez que muitos judeus esperavam que ele fosse um libertador político que os livraria do domínio romano. Jesus, no entanto, vinha com a mensagem de que o reino dele não era desse mundo e que seu papel era outro: libertar a humanidade de seus pecados.

A celebração do Domingo de Ramos simboliza o reconhecimento de Jesus como filho de Deus, demonstrando o compromisso dos fiéis em seguir a ele e a seu exemplo.

Símbolos do Domingo de Ramos

O grande símbolo do Domingo de Ramos são os ramos de palmeiras e oliveiras usados na celebração. Os ramos relembram a ação da população de Jerusalém, que os usou para receber Jesus na cidade. Os ramos, na ocasião, foram uma forma de reverenciar Jesus; no caso do Domingo de Ramos, eles são usados para reforçar que os fiéis estão no caminho de Cristo.

Data do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos sempre acontece sete dias antes da Páscoa. Sua data se baseia, então, na data da Páscoa, que, por sua vez, segue um critério próprio. A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a Lua cheia que acontece depois do equinócio da primavera (Hemisfério Norte).

Como é a celebração do Domingo de Ramos?

A celebração do Domingo de Ramos é marcada por um ritual fora da igreja, em que os fiéis comparecem segurando seus ramos de palmeiras para que o padre faça a benção deles por meio de uma oração e jogando-lhes água benta. Depois, a missa é iniciada dentro da igreja, onde se realiza a homília e outros rituais para relembrar a entrada triunfal de Jesus e aclamar a Paixão de Cristo.

Nos locais onde é difícil obter ramos de palmeiras ou oliveiras são aceitos os ramos de qualquer árvore. É uma tradição de algumas igrejas guardarem os ramos para que eles sejam usados na Quarta-Feira de Cinzas.

Importância do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é um momento importante na liturgia cristã, pois inaugura a Semana Santa, evidenciando que a Páscoa se aproxima. Além disso, como mencionado, a data é o momento para celebrar o retorno triunfal de Cristo, o cumprimento de promessas dos fiéis, o reconhecimento de que ele é filho de Deus etc."


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/domingo-de-ramos.htm

Matriculas Abertas



 

Sou Pedagogia




Você ama Pedagogia, mas ainda tem dúvidas sobre onde pode atuar? Se liga em 5 áreas onde você pode transformar vidas de verdade! A Pedagogia forma muito mais que professores: forma líderes, gestores e agentes de mudança!

Vem pra Facet! Matrículas abertas!

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Dia Nacional da Biblioteca


 A data de 9 de abril ficou conhecida como o “Dia Nacional da Biblioteca” em função do decreto Nº 84.631 da Presidência da República. A biblioteca é um lugar que merece ser sentido e comemorado. E, para ser comemorado, é preciso ocupar esse lugar fascinante, senti-lo através daquilo de mais precioso que há dentro: livros. Dessa forma, a comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura, que conforme define Carlos Drummond de Andrade “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”.



Dia Mundial de Combate ao Câncer


 O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril.

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

Aniversário de Timbaúba


 Um marco de 146 anos de história se funde com a essência de Timbaúba, nossa querida cidade que respira cultura, tradição e progresso. Hoje, celebramos não apenas o aniversário de Timbaúba, mas também o legado de uma comunidade unida, resiliente e cheia de sonhos. Que cada passo dado ao longo desses anos continue a moldar o futuro promissor que construímos juntos. Parabéns, Timbaúba, por cada conquista e por ser o lar de tantos corações vibrantes! 🎂🎈 #Timbaúba146Anos #OrgulhoDaNossaHistória

Emancipação de Timbaúba


 Pessoas *FORTES* sofrem sozinhas à noite, sorriem durante o dia, contam aos amigos apenas a metade e aos familiares nada, pois preferem carregar suas dores em silêncio, para não preocupar quem amam.

*Uma excelente terça-feira pra você!*

Extensão do Curso de Nutrição


 




🌱✨ A equipe da Faculdade de Timbaúba está em ação! 💪 Conhecendo de perto a UBS de Sapucaia, onde realizamos a atividade extensionista da turma P3. Uma oportunidade incrível para aplicar o aprendizado em nutrição, cuidando da comunidade e promovendo saúde a todos! 🥦🏥

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Palestra sobre o Autismo


 Junte-se a nós para participar de um evento especial para aprender mais sobre o autismo e como podemos criar um mundo mais inclusivo para todos.

Nosso evento contará com palestras informativas de profissionais de diversas áreas,psicólogos, educadores, advogados, pessoas com autismo e suas famílias. Teremos também atividades interativas e a oportunidade de conhecer pessoas incríveis.
Esta é uma chance única de adquirir conhecimento, trocar experiências e construir uma sociedade mais compreensiva e respeitosa para todos, independentemente de suas diferenças.
Sabemos que a participação em eventos pode ser desafiadora para famílias atípicas. Por isso, teremos profissionais experientes para cuidar dos seus filhos(as) durante o nosso evento. Eles(as) participarão de atividades especialmente planejadas, com foco no aprendizado e na interação social.
Esperamos te ver lá!

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Sou Nutricionista


Sou nutricionista e posso atuar em diversos lugares! 🥗💚 Consultórios, hospitais, escolas e muito mais! Onde você acha que pode impactar mais? 🌟


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.


 

Dia Mundial de Conscientização do Autismo


 

💙 Hoje, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Faculdade de Timbaúba reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade. Juntos, vamos construir um ambiente mais acolhedor e respeitoso para todos. 🌍✨


terça-feira, 1 de abril de 2025

Ação contra obesidade

Ação contra a Obesidade um momento dos Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências de Timbaúba - FACET, no Posto de Saúde de Sapucaia, onde tiveram a oportunidade de explicar para os usuários a importância de uma alimentação saudável, parabéns a todos os envolvidos