A Campanha Abril Verde, dedicado à conscientização da segurança do trabalho, marca um alerta para a importância das medidas de segurança e da saúde do trabalhador. Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tendo o dia 28, a data em que é marcada como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.
Abril também é marcado pelo mês da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global, no ano de 1948. O objetivo da OMS, de acordo com sua constituição, é garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde”. Vale destacar que essa agência define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças.
No Brasil, a Lei 11.121/2005 estabeleceu a mesma data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, visando promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia – Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.
É necessário investir em ações a fim de mensurar os riscos; engajar a sociedade; conscientizar a população a respeito da saúde e segurança no trabalho; estimular a cultura de prevenção; analisar os indivíduos dentro e fora do local de trabalho; refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores; promover a prevenção destes acidentes a fim de seguir um caminho que irá levar à preservação da vida dos trabalhadores, promovendo saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Acidente de trabalho não afeta só o trabalhador. Atinge também a empresa, o serviço público a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país.